Itália

By Carla Pessoa - agosto 28, 2017

Quando falamos de Itália, lembramos de futebol, do Papa mas a Itália tem muito mais coisa pra conhecermos, vamos lá???

Itália

A Itália é um importante país no cenário mundial e um dos principais destinos turísticos do mundo, oficialmente República Italiana, é uma república parlamentar unitária localizada no centro-sul da Europa. Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. 
A Itália é um país europeu localizado no sul do continente, seu território é banhado pelo mar Mediterrâneo; limita-se ao norte com a Suíça, Áustria e Eslovênia; e a noroeste, com a França.


O país em questão possui uma população estimada em 59,8 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 301.268 km², a principal cidade é Roma, a capital nacional.
A Itália é um país desenvolvido, ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, pois apresenta um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do planeta, além de integrar os principais organismos internacionais, como o G-8, OMC (Organização Mundial do Comércio), OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e criador da União Europeia.

A topografia do país é bastante acidentada, sendo o ponto mais elevado o Monte Branco, com 4.810 metros de altitude. Há dois vulcões no território italiano, o Monte Etna e o Monte Vesúvio. Existem vários tipos de climas na Itália, com destaque para o tipo continental, altitude e mediterrânico (com verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos).

Há uma disparidade econômica dentro do território italiano, que é explicado pelo fato de o norte ser bastante desenvolvido industrialmente, enquanto o sul, bastante agrícola. O país importa cerca de 75% da energia consumida e uma elevada quantidade de matéria-prima. Os principais produtos de exportação italianos são: automóveis (Fiat, Aprilia, Ducati, Piaggio, Ferrari, Maserati, Lamborghini e Pegani), produtos químicos, petroquímicos, produtos elétricos, eletrodomésticos, tecnologia aeroespacial e de defesa, armas de fogo, moda e alimentos. Uma atividade de grande destaque para a economia italiana é o turismo, uma vez que o país possui o maior número de patrimônios mundiais da UNESCO. Esse fator faz com que o país seja um dos principais destinos turísticos do mundo, recebendo anualmente cerca de 37 milhões de turistas.

O povo italiano surgiu a partir da mistura de diversos povos, como os latinos, sabinos, úmbrios, samnitas, oscanos, etruscos, gregos, celtas, além de germânicos, sarracenos e normandos. A língua oficial do país é o italiano, no entanto, outras são faladas pela população, como: sardo, napolitano, vêneto, friulano, francês, alemão e esloveno.

A principal religião do país é o catolicismo romano, mas são praticadas muitas outras, como catolicismo ortodoxo, protestantismo, testemunha de Jeová, judaísmo, islamismo, budismo, sikhs e hinduísmo.

Informações diversas
Nome: República Italiana.
Gentílico: italiano (a).
Governo: República Parlamentarista.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,854 (muito alto).
Esperança de vida: 80,4 anos.
Mortalidade infantil: 5,94/mil nasc.
Alfabetização: 98,5%.
Moeda: euro.


GEOGRAFIA DA ITÁLIA:
LOCALIZAÇÃO: sul da Europa.
FUSO HORÁRIO: +4h em relação à Brasília
CLIMA DA ITÁLIA: mediterrâneo (SUL), temperado oceânico (NORTE).
CIDADES DA ITÁLIA (PRINCIPAIS): Roma, 
Milão, Nápoles, Turim, Palermo, Gênova, Veneza,  Florença , Verona, Bolonha, Cagliari , Bari, Parma, Udine,  Módena , Livorno
REGIÕES (províncias): Abruzzo, Basilicata, Calábria, Campânia, 
Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lácio, Ligúria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Puglia (Apulia), Sardenha, Vale de Aosta, Toscana, Trentino Alto Ádige, Úmbria, Sicília, Vêneto.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: italianos (92,9%); romenos (1,5%); albaneses (0,8%); marroquinos (0,7%); outros (4,1%). (dados demográficos de 2012).
IDIOMA: italiano (oficial), dialetos italianos, alemão, rético, francês, grego, albanês, sardo.
RELIGIÃO: cristianismo 83,2% (católicos), sem filiação e outras 16,8%.
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 0,2% ao ano (média entre 2010 e 2015).
TAXA DE ANALFABETISMO: 1% (ano de 2014).
RENDA PER CAPITA: US$ 29.867 (ano de 2015).
IDH: 0,887 (Pnud 2016) - desenvolvimento humano muito alto.

ECONOMIA DA ITÁLIA :

PIB (nominal): US$ 1,815 trilhões (ano de 2015)
Produtos Agrícolas: beterraba, uva, milho, tomate, trigo.
Pecuária: bovinos, suínos, bovinos, aves.
Mineração: petróleo, sal rochoso, feldspato, linhito, pedra-pome.
Indústria: máquinas, refino de petróleo, alimentícia, metalúrgica, química.

Retirado:
http://www.suapesquisa.com/paises/italia/
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/italia-1.htm

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Olá, vamos verificar seu comentário, se ele estiver de acordo com as normas do nosso blog, o publicaremos o mais breve possível.
Obrigada pelo seu comentário e por sua visita!